ARTISTAS-VORAZES

onça vetorizada 2.png

Conheça melhor as histórias de cada artista que compõe nosso coletivo e acompanhe seus trabalhos nas redes.

Ana Candida.jpg

Ana Cândida

Ana Cândida Nunes Carvalho é mulher autista, teresinense, formada em Psicologia, integrante da Associação Brasileira para a Ação por Direitos das Pessoas Autistas – Abraça, fotógrafa artística e escritora.

 

Faz parte do Coletivo Voragem, composto por mulheres artistas visuais do Piauí.

É fotógrafa da Geleia Total. 

Contatos

E-mail: anacncarvalhopi@gmail.com

Instagram: @ana.candi

Twitter: @anaeopiano

Akemi.jpg

Akemi Morais

Meu nome é Akemi, sou natural da cidade de Inhuma-PI e moro em Teresina. Sou graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais - UFPI. Meu trabalho artístico é  direcionado para o desenho e pintura.

 

Retrato temas que me atravessam, assim como o que sinto está quase sempre mudando isso acaba sendo refletido na minha arte. Trabalho com técnicas diversas como aquarela, pintura com tinta acrílica, tinta a óleo, pastel oleoso, lápis de cor, nanquim, arte digital.

Contatos

E-mail: akemimorais@gmail.com

Instagram: @akemimorais

Cacau

Cacau Almeida

Cacau Almeida, 36 anos, natural de Belo Horizonte - MG, reside e trabalha em Teresina-PI.

 

Estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, atua
profissionalmente como consultora e professora de Administração. Tem
produção artística diversa visando a experimentação de materiais, técnicas e processos.

 

Atualmente pesquisa representações de sentimentos relacionados ao amor e afetividade e temas relacionados a ancestralidade.

Contatos

Instagram: @kkualmeida

Amanda Vieira.jpg

Amanda Vieira

Fotógrafa, artista visual, escritora e jornalista (UFPI).

 

A artista que está em constante descoberta, despertou a primeira paixão pela fotografia com a mãe. Paixão esta, que aos poucos se tornou parte de um todo e diante de suas experiências na universidade, conseguiu se encontrar cada vez mais com a fotografia e a arte.

Essa relação fez com que esta reunisse seus retratos com a colagem digital, que desenvolveu o  nascimento do projeto @snegaiv, que aborda temas diversos desde sua perspectiva diante dos acontecimentos ao seu redor como acontecimentos em geral de uma sociedade.

Contatos

Email: amandapylser@hotmail.com

Instagram: @amandiocavieira e @snegaiv 

 

Alana

Alana Santo

Alana Santo nasceu em 1993 em Teresina (PI), onde reside e trabalha.

 

É artista visual, ilustradora, produtora cultural e mestre em Estudos Literários (UFPI). Em 2021, foi curadora da exposição coletiva “Entre Partos” do Coletivo Voragem. Em 2019, foi artista premiada no IV Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais [Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Teresina, PI].

 

Desde 2017, a artista transita por coletivos atentos às demandas locais e sociais (Trupe de Mulheres Esperança Garcia, Coletivo Voragem, Coletivo Latinas), realiza ações educativas (mediação de exposições de curta duração e facilitadora de cursos e oficinas) e desenvolve produção cultural em Artes Visuais (curadoria, produção e assistência de montagem de exposições).

Contatos

E-mail: alanaysantos@gmail.com

Instagram: @alanasantoart

Donaline.jpg

Donaline

Donaline, 38 anos, mãe, artesã, artista visual e produtora Cultural.

 

É idealizadora do Coletivo Selváticas e faz parte do Coletivo Voragem.

 

As colagens que produz possuem uma visão feminista e de apreciação da mulher e seus desafios, seus temores, suas convicções.

Contatos

Instagram: @fome.infinita e @lambe_aqui

HM

H.M

​Nasceu em 6 de julho de 1998, em Teresina - PI, e assina como "H.M" em suas produções.

 

Participa do coletivo de mulheres artistas, chamado Voragem, é Arte-Educadora em formação, na UFPI, desde 2017. Trabalha com diversas técnicas, entre elas estão: acrílica em tela, aquarela e arte digital.

 

Em 2019, desenvolveu o universo da personagem Semente Azul, um ser místico da cor azulada, retratando vivências negras, que teve seu encerramento em 2021, para abrir novos caminhos e novos estudos.

 

Em suas obras gosta de retratar a cultura popular nordestina, cenas do cotidiano e memórias, dentro da temática de afroinfancia e afroafeto.

Contatos

E-mail: hmarilia06@gmail.com 

Instagram/twitter/tiktok: @hmaribarbosa 

Jéssica Gomes.jpg

Jessica Gomes

Jessica Gomes, 26 anos vivendo a flor da pele. Desde pequena se apaixonou por artes manuais com a mãe, Marta. Formada em Design de Moda na UFPI, hoje é tatuadora e artista. Arte como fonte de expressão e conexão com o mundo.

 

Os trabalhos são inspirados na natureza, nos seres e nas experiências do universo feminino consciente e subconsciente. Uma mistura de cores, formas e texturas, com técnicas mistas e experimentais de pintura. As telas vão de tecidos, peles a murais e ilustrações digitais. Pelas mãos com intenção

Contatos:
E-mail: ictoriagomes@gmail.com
Instagram: @jessicagomess e
@jg_atelier

Maria Laura.jpg

Maria Laura

Artista visual, bordadeira e aprendiz das danças. Maneja sintomas da perspectiva patológica alinhavada nas tramas de corpos marginalizados.

 

Autonomamente, dança com linhas para materializar realidades costurando ancestralidade e desatando nós que aprisionam. Acredita em fios individuais entrelaçados em uma trama coletiva. Atualmente, trabalha na produção artística no Instagram “meadeira” e se interessa pelos pontos de convergência entre arte, medicina e inclusão.

Contatos

E-mail:meadeirabordados@gmail.com

Instagram: @meadeira

renata

Renata Fortes

Artista multilinguagem, realizadora audiovisual, produtora cultural e comunicóloga (Habilitação em
Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - 2015) especialista em Direitos
Humanos (Faculdade Adelmar Rosado - FAR - 2017), com pesquisas nos eixos da cultura, intervenções urbanas através da arte, corpo, memória e tempo.


Seus processos de criação são compostos por múltiplas linguagens: fotografia, vídeo, pintura, desenho e bordado.

 

No registro imagético (fotográfico audiovisual), se dedica especialmente ao cinema, à fotografia documental e ao registro das criações artísticas de outres artistas (com histórico
nas artes visuais, arte urbana, dança, performance, teatro e na música).

Contatos

Instagram: @fortes_renata

Maria.jpg

Sabrina Oliveira

Professora de francês e artista visual. É estudante de Letras Português e Francês na Universidade Federal do Piauí. Sempre teve uma ligação muito forte com a arte de escrever, criar poemas era o que a deixava sã em tempos turbulentos. Mas conforme o tempo foi passando, a artista sentiu uma necessidade de expandir seu lado criativo, pois havia nela sentimentos que não conseguia colocar em palavras.

 

Então começou a criar desenhos a mão, o que teve maior desenvolvimento após o início da pandemia, depois aprendeu a fazer arte digital. Atualmente tenta criar esculturas em biscuit. Sua arte é inspirada pela busca de si mesma, construindo e reconstruindo sua própria individualidade.

Contatos

Instagram: @oliveirasabm

Mika.jpg

Mika

Mika, artista visual - vive e trabalha em Teresina - PI, arte educadora formada pela Universidade Federal do Piauí.

 

Sua pesquisa parte de uma busca por ancestralidade através de narrativas, seja da memória familiar ou de seus estudos sobre afrobrasilidade, raiz que se expande em desenhos, bordados, colagem têxtil, instalação

 

Participa de exposições coletivas entre Teresina e Fortaleza. Faz parte do Coletivo Latinas e do Coletivo Voragem.

Contatos

Instagram: @inraizada / @mika_raiz

WhatsApp Image 2022-03-03 at 20.00.48.jpeg

Railane Raio 

Filha de mãe piauiense e pai paraense, carrega consigo saberes e afetos do campo, da floresta e da cidade. Multipotencial, circula entre as artes cênicas e visuais, enquanto artista e produtora cultural. Gosta de prosear e investigar a imbira e seus usos, tramas, técnicas, possibilidades e nós em nós.

Atualmente mora em Teresina-PI, onde formou-se em Bacharel em Ciências Sociais (2010) - UFPI, Licenciatura em Sociologia (2012) - UFPI e Técnico em Teatro (2019) – Escola de Artes Gomes Campos. Premiada em 2019 no IV Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais - FMC, com a instalação e performance IMBIRA.

 

Em 2020, produziu a obra Canteiro Suspenso de Narciso Rosário para a 10° Mostra 3M de Arte, em São Paulo-SP. Colaborou também no educativo da Galeria de Artes do Mercado Velho. Participa da Trupe de Mulheres Esperança Garcia e dos coletivos teresinenses Salve Rainha, Latinas, Voragem e Arte Alternativa do Piauí.

Contatos

E-mails: railanenetw@hotmail.com railanedecarvalho@gmail.com

Instagram: @railane_raio

Valmira.jpg

Valmira Sabino

Valmira Sabino da Silva, Artista Visual, Tatuadora, Fotógrafa, Ilustradora e Pesquisadora. Graduanda no curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Me parto a respeito das minhas obras sob o Vazio, onde mergulho no infinito entrando em uma zona neutra, buscando transformar essa realidade sem sua representação, mas sim as suas próprias sensações.

 

O infinito de sensibilidade pictórica imaterial e material onde essa antecipação da performance busca responder a finalidade da existência onde o nada é tudo, incluindo as ramificações de interpretação de obra.

Contatos

E-mail: valmirasabinooo@hotmail.com

Instagram: @valsmira

Yana Tupinambá.jpg

Yana Tupinambá

Desenhista, professora e pesquisadora. Suas pesquisas percorrem as linhas da Filosofia da Diferença, Histórias em Quadrinhos, Estudos Culturais e Cinema.

Contatos

E-mail: yanatupinamba@gmail.com

Instagram:  @yanatupinamba 

Twitter: @donzelamecanica

ravenna

Ravenna Ítala

Me chamo Ravenna ítala, tenho 24 anos e nasci em Teresina, onde habito e atuo artisticamente. Trabalho com arte de forma multidisciplinar e, nos últimos anos, tenho me dedicado principalmente ao aprendizado e à produção independente.

 

Sou estudante de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo e acredito fortemente nesta união para o alcance de mudanças socioespaciais profundas. As técnicas e suportes com as quais predominantemente trabalho envolvem pintura acrílica sobre tela, arte digital, colagem digital e fotografia.

 

Minhas principais áreas de interesse
envolvem psicologia ambiental, sociologia urbana, neurodiversidade, docência, luta antimanicomial, música, relações humanas e o etéreo cotidiano.

Contatos

E-mail: ravennaitala18@hotmail.com
Instagram: @_annevar_